terça-feira, 1 de junho de 2010

Parte II - Minha partida, minha chegada e o aumento da criminalidade no Quebec

Durante a viagem lembrei que teria que entregar na imigração os papéis dados pelo consulado junto com meu passaporte e o visto de imigrante. Então logo que saí do avião fui ao banheiro para tirar a papelada da bagagem de mão. Quando saí o aeroporto parecia deserto...não tinha ninguém à vista!

Cheguei na imigração e o policial, extremamente educado (normalmente os agentes de imigração são super antipáticos) fez algumas perguntas sobre o que eu estava levando e me direcionou para uma salinha onde faria a declaração de meus bens.

Na salinha fui atendida por outro policial, também extremamente educado que fez várias perguntas, sugestões e até aconselhamentos sobre a documentação que deveria providenciar.

“- This is a very important moment because now you’re officially a Canadian resident!”

Comentou que o MICC só abriria dali 2 horas então eu teria que procurar o escritório em Ville de Québec para marcar uma entrevista.

Depois de preencher toda a papelada e eu assinar ele ainda arranhou um português com um sotaque bem forte: “Bem-vinda ao Canadá e boa sorte!”

Saí dali super contente! Peguei minhas "malinhas" e fui para a alfândega. Entreguei a papelada feita na imigração e pediram para que eu fosse para uma outra sala, com vários balcões onde se colocam as malas para serem vistoriadas. Mas não tinha ninguém lá... parecia uma sala-fantasma. Esperei um pouco, olhei em volta, andei um pouco, voltei para a entrada. Esperei mais um pouco e decidi ir para a saída...

Então apareceu um guarda que pediu para eu me direcionar com as malas para um dos balcões no final do salão. Lá ele fez as mesmas perguntas feitas na imigração e qdo fiz a declaração de bens. Perguntou sobre o dinheiro, como ele estava (dinheiro, espécie, etc.) e onde estava; e então disse que eu precisaria acompanhá-lo para outra sala junto com o meu dinheiro.

Pensei: “Nunca li nada sobre isso em lugar nenhum...Será que estão fazendo isso pq sou a única neste aeroporto inteiro e eles têm que mostrar serviço?”

Chamou uma assistente que nos acompanhou. Na salinha pediu para que eu mostrasse todo o dinheiro e travellers, contou tudo e ainda cantou os valores para a moça:
“- x notas de CAD$10, y notas de CAD$50...”

Os valores em Visa Travel Money simplesmente foram ignorados, como se não tivesse importância para a documentação.

Guardei o dinheiro e voltamos para o balcão. O policial com toda a calma do mundo escreveu um monte de coisas que eu não conseguia ver o que era. Preencheu uns 3 formulários, me deu 1 para assinar que tinha os valores que ele havia contado, e então me liberou:

“- Welcome to Canada!”

Saí no saguão e encostei num canto para organizar e guardar toda aquela papelada. Então fui até o orelhão ligar para o Jeison e a Susana. Eles tinham acabado de chegar e foi uma grande alegria ser recebida por eles e pela pequena Rebecca!!!

Um comentário:

Jeison e Susana disse...

É isso ai...

Welcome !!!

E semana que vem, mais emoções, chegada do Deni, Roberto e Maristela, nós vamos ai denovo e teremos um belo xurras com picanha e tudo mais que tem direito !!

Abçs